Foi em 1535 que o então Rei de Portugal, Don João III, através de uma carta régia, determinou que a povoado de São Tomé passa-se a ser chamada de cidade de São Tomé.
Passado 480 anos, a cidade de São Tomé, que em tempos atrás foi considerada uma das mais limpas e mais atrativas em termos arquitetónicos do continente africano, enfrenta vários desafios. Por ser a capital do país, ela concrega mais da metade da população, o que lhe impõe graves problemas de urbanização, qualidade de vida e não só.
Numa entrevista a rádio nacional, o Presidente da Câmara de Água Grande (o distrito onde está a cidade de São Tomé), defendeu um programa de reestruturação da cidade, para que ela possa ganhar a verdadeira imagem de uma das melhores capitais da África.
Segundo Ekeneide dos Santos, esta reestruturação passa pela construção de novos mercados e reabilitação dos existentes, melhoria da iluminação pública e saneamento do meio.
No âmbito de lazer, a autarquia prevê a realização de campeonatos de futebol cinco a nível distrital, competição de bisca 61 e actividades culturais.
Entretanto, por ocasião ao dia da cidade de São Tomé que se celebra hoje, o Presidente da Câmara de Água Grande, numa mensagem por ocasião a data, convidou a população da cidade a reflectir e definir aquilo que se quer para a cidade capital do país.
"O cresciemento acelerado da população dentro da cidade tem constituido sérios problemas para a câmara, porquanto este crescimento traz consigo probelmas de ordemantento do território, custos com manutenção de bens e serviços para a promoção de uma qualidade qualidade de vida", acrescenta o autarca.
Ekeneide dos Santos defende que é precisa-se "dar uma nova roupagem" a a capital, uma vez que os edifícios degradados representam um perigo a população. Quem não se apercebe que é necessário uam profunda reabilitação de toda a nossa marginal, podendo constiuir um cartão de visitas para o turismo em São Tomé?, questiona Ekeneide.
O autarca continua afirmando que a "câmara tem uma estrutura sólida", e pessoal competente para materializar vários projectos de melhoria da imagem da cidade, mas a falta de financiamento continua a ser um entrave. Por isso, Ekeneide dos Santos pede maior colaboração do Governo central.
A cidade de São Tomé completa os 480 anos da sua elevação a categoria da cidade.
. Santomenses em Cabo Verde...
. Termina a primeira fase d...
. Cabo Verde vai reforçar c...
. São Tomé celebra 480 anos...
. NOSI assina acordo para m...
. Ministra da Saúde Santome...
. Especialista português co...
. SOCOGESTA coloca o Secret...
. Alergia continua a causar...
. Surto de alergia na Escol...