Quarta-feira, 22 de Abril de 2015
São Tomé celebra 480 anos da sua elevação a categoria de cidade

Foi em 1535 que o então Rei de Portugal, Don João III, através de uma carta régia, determinou que a povoado de São Tomé passa-se a ser chamada de cidade de São Tomé.

cidad.jpgPassado 480 anos, a cidade de São Tomé, que em tempos atrás foi considerada uma das mais limpas e mais atrativas em termos arquitetónicos do continente africano, enfrenta vários desafios. Por ser a capital do país, ela concrega mais da metade da população, o que lhe impõe graves problemas de urbanização, qualidade de vida e não só.

Numa entrevista a rádio nacional, o Presidente da Câmara de Água Grande (o distrito onde está a cidade de São Tomé), defendeu um programa de reestruturação da cidade, para que ela possa ganhar a verdadeira imagem de uma das melhores capitais da África.

Segundo Ekeneide dos Santos, esta reestruturação passa pela construção de novos mercados e reabilitação dos existentes, melhoria da iluminação pública e saneamento do meio.ci.jpg

No âmbito de lazer, a autarquia prevê a realização de campeonatos de futebol cinco a nível distrital, competição de bisca 61 e actividades culturais.

Entretanto, por ocasião ao dia da cidade de São Tomé que se celebra hoje, o Presidente da Câmara de Água Grande, numa mensagem por ocasião a data, convidou a população da cidade a reflectir e definir aquilo que se quer para a cidade capital do país.

"O cresciemento acelerado da população dentro da cidade tem constituido sérios problemas para a câmara, porquanto este crescimento traz consigo probelmas de ordemantento do território, custos com manutenção de bens e serviços para a promoção de uma qualidade qualidade de vida", acrescenta o autarca.

Ekeneide dos Santos defende que é precisa-se "dar uma nova roupagem" a a capital, uma vez que os edifícios degradados representam um perigo a população. Quem não se apercebe que é necessário uam profunda reabilitação de toda a nossa marginal, podendo constiuir um cartão de visitas para o turismo em São Tomé?, questiona Ekeneide.

O autarca continua afirmando que a "câmara tem uma estrutura sólida", e pessoal competente para materializar vários projectos de melhoria da imagem da cidade, mas a falta de financiamento continua a ser um entrave. Por isso, Ekeneide dos Santos pede maior colaboração do Governo central.

A cidade de São Tomé completa os 480 anos da sua elevação a categoria da cidade.

Bakana (H2Lopes)
publicado por Bakana às 11:28
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Santomenses em Cabo Verde...

. Termina a primeira fase d...

. Cabo Verde vai reforçar c...

. São Tomé celebra 480 anos...

. NOSI assina acordo para m...

. Ministra da Saúde Santome...

. Especialista português co...

. SOCOGESTA coloca o Secret...

. Alergia continua a causar...

. Surto de alergia na Escol...

.arquivos

. Junho 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Abril 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds