Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015
FSF debate sobre a violência nos campos de futebol

FSF.jpgA Federação Santomense de Futebol (FSF) realiza palestra sobre a Violência nos campos de futebol com objectivo de, segundo o 1º vice-presidente da federação, Adalberto Catambe, analisar a situação actual de segurança nos campos desportivos do país.

Na plateia estiveram presentes dirigentes dos clubes desportivos, representantes da Polícia Nacional e dos árbitros, bem como outras entidades ligadas ao desporto. Todos em volta do único tema: violência nos campos de futebol.

Os novos casos de violência que se tem assistido nas partidas de desportivas a nível nacional e internacional, na visão do 1º Vice-presidente da Federação Santomense de Futebol, Adalberto Catambra, tem prejudicado o espírito de fairplay que se exige nos jogos.Por isso, a actual direcção (a nova direcção foi eleita no dia 25 de Janeiro de 2015 e empossado a 05 de fevereiro), “entende que para que o futebol seja um espaço de felicidade da sociedade e haja um desenvolvimento no futebol santomense, é necessário que se consiga garantir segurança nos estádios”, acrescente Aldaberto.

Catambe acrescenta que a garantia dessa segurança não é só das forças de segurança, mas de todos, por isso, esta palestra tem um carácter formativa. “Visamos formar os dirigentes desportivos, os delegados dos jogos e os árbitros para que estejam em condições de melhor servir o nosso futebol”.

A falta de uma legislação específica para a violência no desporto ainda é um entrave em STP, uma vez que essas violências são enquadradas legalmente como um caso de agressão física comum. De forma, também, a ultrapassar isso, a nova direcção procurará, junto as entidades competentes, criar legislações específicas para a matéria desportiva.

Durante a palestra que decorreu no palácio dos congressos, estiveram em debates temas como o Papel e atribuições das forças de segurança na realização do jogo; a função da arbitragem no futebol e a educação e ética no futebol.

O vice-comandante da Polícia Nacional, Kiakizike do Nascimento, foi quem falou do papel e atribuições das forças de segurança durante o jogo. Segundo o mesmo,a violência nos campos tem várias causas, sendo uma delas a actuação dos jogadores, comportamento dos treinadores nos recintos dos jogos e a própria insuficiência e má actuação dos agentes de segurança.

Kiakiziki apontou que a responsabilidade de garantia da segurança nos campos édos organizadores dos jogos. “A Polícia só deve estar presente quando ela é requisitada”, acrescenta.

De forma a superar a ausência ou insuficiência dos agentes da polícia que se tem registrados nas partidas desportivas, o vice-comandante da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe, recomenda que seja criada de assistentes de segurança dos recintos desportivos. Essa equipa de segurança estaria ligada aos clubes e “em caso de violência, seria a primeira a intervir e a Polícia estaria na retaguarda para dar apoio, caso necessário”.

Com esta palestra sobre a violência nos campos de futebol a Federação Santomense de Futebol dá abertura a época desportiva 2015/2016. Mas a data do arranque das partidas de futebol será decidida na assembleia-geral da federação a ser realizada brevemente.

Bakana (H2Lopes)
publicado por Bakana às 11:12
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Santomenses em Cabo Verde...

. Termina a primeira fase d...

. Cabo Verde vai reforçar c...

. São Tomé celebra 480 anos...

. NOSI assina acordo para m...

. Ministra da Saúde Santome...

. Especialista português co...

. SOCOGESTA coloca o Secret...

. Alergia continua a causar...

. Surto de alergia na Escol...

.arquivos

. Junho 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Abril 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds