A situação de morte de gado nas ilhas do norte por falta de pasto preocupa a Ministra do Desenvolvimento Rural. Eva Ortet deslocou-se ao interior de Santiago para se inteirar da situação do novo ano agrícola.
Apesar da situação heterogénea, a governanta espera um bom ano agrícola.
Os atrasos e as irregularidades na queda das chuvas no país têm levantado preocupações quanto ao sucesso deste ano agrícola. A Ministra do Desenvolvimento Eva Ortet, depois de percorrer alguns municípios da ilha de Santiago, nomeadamente, Ribeira Grande de Santiago, S. Domingos, Sao Lourenço dos Órgaos e Assomada, considera a situação heterogénea.
A pesar das últimas chuvas terem trazido alguma alegria aos camponeses, "existem zonas onde houve alguma perda de sementeira, enquanto outras pessoas já estao a fazer a segunda monda", afirma Ortet.
Quanto a morte de gado nas ilhas de Brava e Santo Antão por escassez de pasto e água, a governanta garante que "as delegaçoes já estao a preparar apoio em termos de pastagem, mas neste momento, mais concretamente, temos que agilizar o apoio em água".
A Ministra de Desenvolvimento Rural salienta a impressibilidade da agricultura de sequeiro e por isso o seu ministério tem apostado na prática de regadio como alternativa.
Eva Ortet acredita, ainda, num bom ano agrícola e por isso o seu ministério não accionou nenhuma medida de emergência. Mas acrescenta que todas as delegações estão em alerta.
. Santomenses em Cabo Verde...
. Termina a primeira fase d...
. Cabo Verde vai reforçar c...
. São Tomé celebra 480 anos...
. NOSI assina acordo para m...
. Ministra da Saúde Santome...
. Especialista português co...
. SOCOGESTA coloca o Secret...
. Alergia continua a causar...
. Surto de alergia na Escol...