Terça-feira, 28 de Abril de 2015
Cabo Verde vai reforçar cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe

Cabo Verde quer reforçar a cooperação bilateral com São Tomé e Príncipe com emfoque para o desenvolvimento de empresas público-privadas. A intenção foi manifestada hoje pela Secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação cabo-verdiano, Maria de Jesus Miranda, a saída do encontro com o Ministro da Economia e Cooperação Internacional santomense, Agostinho Fernandes.

scv.png

Segundo Maria de Jesus Miranda Cabo Verde vai continuar a desenvolver com São Tomé e Príncipe acções que beneficiam ambos os países, como fortalecimento de projectos já existentes e desenvolvimento de outros futuros.

Maria de Jesus apontou que os dois países têm "muitas potencialidades em vários sectores com vantagens comparativas, por serem países insulares com longos laços históricos" que se deve explorar. A governanta destacou o surgimento e a importãcnia da empresa Infarma santomense que, segundo afirma, será reaberta.

Segundo a Secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação cabo-verdiana, ente encontro sergiu também para "falar de futuro". Um fututo que, segundo a mesma, tem formação técnico-profissional em diversas áreas, em particular, no turismo como sectore de destaque.

Ainda segundo Maria de Jesus Miranda, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde apresentam grandes potenciais no sector de energia, que bem explorado, poderá ser comercializado na nossa região subsariana.

Maria de Jesus Miranda destacou ainda a importância do projecto do governo Santomense de atribuir quatuitamente nacionalidade santomense aos estrangeiros que estiveram no país aquando da data da independência (12 de Julho de 1975), sendo a maior parte deles, cabo-verdianos. Segundo Maria de Jesus este projecto terá um impacto positivo na vida dos cabo-verdianos que vivem em São Tomé e Príncipe, uma vez que passaram a ser, também, santomenses. o que lhes permitirão beneficiar de todos os benefícios sociais. Por isso, a Secretária do Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de CV afirmou que o Governo de CV resolver isentar de texa todos os documentos necessários para a concretização desse projecto.

Bakana (H2Lopes)
publicado por Bakana às 11:44
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Santomenses em Cabo Verde...

. Termina a primeira fase d...

. Cabo Verde vai reforçar c...

. São Tomé celebra 480 anos...

. NOSI assina acordo para m...

. Ministra da Saúde Santome...

. Especialista português co...

. SOCOGESTA coloca o Secret...

. Alergia continua a causar...

. Surto de alergia na Escol...

.arquivos

. Junho 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Abril 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds