Terça-feira, 9 de Julho de 2013
Assomada acolhe concurso de batuque

Assomada acolhe a primordial edição do concurso do batuque regional, com presença de 35 grupos em cinco secções com duas meias-finais e um final desde nove de Junho e termina no dia sete de Julho.

É uma forma encontrada em valorizar o batuque de forma a ser praticada com mais frequência e também de unir as batucadeiras dos diversos concelhos do interior de Santiago na medida em que possam criar laços de amizade.

Em cada secção são cerca de sete grupos com temas dos problemas sociais. Onde o grupo de fidjos de São Miguel deu abertura ao concurso com o tema preservação da cultura, com o tema preocupação social, e com a finação com temas sida, droga e ambiente.

Segundo Anícia Almeida, de grupo de Delta Cultura,” é uma iniciativa muito boa a realização do concurso.”

Afirma Isaac Vicente, realizador do concurso, “a finalidade é de reavivar a cultura de batuque, tentar juntar todos os grupos da ilha de Santiago e tentar oficializar grupo orientar para um caminho onde possam ter maior apresentação e gravar. Como técnico de animação social e cultural.”

 No primeiro dia do concurso ultrapassaram para a próxima fase os grupos, Delta cultura de Tarrafal, Fidjos de São Miguel de Calheta e Coragem de São salvador do Mundo.

Afirma Marisa Correia, responsável do grupo Delta Cultura, ”é um evento de grande importância e significa que existem pessoas que ainda preocupam em valorizar mais o batuque, e existem vários grupos mas é olhado de forma diferente e precisa ser mais promovida e pode começar a ser convidado para festivais”.

A concorrência também foi marcada por uma polémica do grupo de Cumbém, não selecionada para próxima fase criticaram a mesa do júri e o não cumprimento do regulamento.

Para Mecha responsável do grupo de Cumbém, o regulamento não foi levado em conta pelos júris, respeitando todos os pontos citados no regulamento como seis minutos para cantar e com doze elementos. Deveríamos passar para outra fase devido ao cumprimento das regras expostas pela organização. Frisa ainda que irão fazer uma manifestação em prol da justiça.”

Para Ariana Monteiro, público, a concorrência foi bem organizada e espero não terminar por aí mas sim dinamizar cada vez mais.”

O público aderiu em massa emocionado com as batucadeiras que cantaram e encantaram com as diversas melodias no polivalente.

Bakana (H2Lopes)
publicado por Bakana às 13:18
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Santomenses em Cabo Verde...

. Termina a primeira fase d...

. Cabo Verde vai reforçar c...

. São Tomé celebra 480 anos...

. NOSI assina acordo para m...

. Ministra da Saúde Santome...

. Especialista português co...

. SOCOGESTA coloca o Secret...

. Alergia continua a causar...

. Surto de alergia na Escol...

.arquivos

. Junho 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Abril 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds