Quinta-feira, 9 de Maio de 2013
O profundo sono de "Elefante Colorido"

Em Julho de 2012, os cidadãos foram chamados às urnas, para elegerem os seus representantes autárquicos. A batalha de conquista dos votos já estava a vista meses antes. Nesta batalha ninguém quer perder, por isso há que usar as melhores armas disponíveis.

Em Stª. Catarina de Santiago, como em muitas outras autarquias, o então presidente da Câmara era candidato a sua sucessão. Nestas situações, já são conhecidas quem é quem, melhor, quem trabalhou bem ou não.

São poucos os projetos concretizados no Concelho da cidade do planalto. A população reclamava de tudo um pouco. Desde a falta de estradas de acesso às comunidades, passando pela carência de água até espaços de lazer para jovens.

Francisco Tavares tinha que se mexer antes de Julho, para não perder nas urnas. O Mercado Novo de Assomada era uma boa jogada. Há muito que as obras estavam paradas e a população, em particular as “rabidantes”, reclamavam pelo espaço. O mesmo fazia muita falta.

Se a regra para alcançar mais votos e, consequentemente, ganhar as eleições é satisfazer as necessidades dos munícipes, o Mercado Novo deveria ser inaugurado, dando aos feirantes a esperança de ver um sonho realizado.

A inauguração deveria acontecer antes de 1 de Julho, dia das eleições. Em Abril as máquinas já estavam em funcionamento. Os trabalhos desenrolavam-se dias e noites sem parar. Fazia-se de tudo e algo mais. O pessoal não podia parar. Havia até calcetamento e reboques das paredes a luz dos faróis dos carros. Bem, os meios não importava, mas os fins sim.

Em 28 de Abril a inauguração estava pronta. Decorações a verde e branco com formatos de ventoinha embelezavam o local. Todos foram convidados a presenciar o acto. Afinal é uma infra-estrutura que todos esperavam.

Passou-se o Abril e o Julho. O objectivo foi alcançado. Entre irregularidades e repetições de votos, Francisco Tavares foi reeleito. E agora?

Já lá vão quase um ano, após a inauguração, e o Mercado Novo continua de portas fechadas esperando pela sua abertura e funcionamento. Enquanto o “Elefante colorido” continua sonhando, as “rabidantes” veem os passeios da cidade de Assomada como o local para vendas e, assim, nas suas rotinas vão desafiando fiscais municipais que procuram a todo custo manter transitáveis os mesmos passeios. 

São várias as justificações da não entrada do seu funcionamento. Alguns cidadãos comuns defendem que as obras ainda não estão concluídas, precisando de serem feitas alguns retoques no seu interior. A Câmara contraria esta posição, afirmando que a infra-estrutura já está concluída. O que falta é a chegada e instalação de alguns equipamentos para a conservação de produtos piscatórios e não só, e outros materiais que serão instalados no complexo, que oferecerá maior conforto aos comerciantes e visitantes.

Questionado sobre a data definitiva da entrada em funcionamento do complexo, o Presidente da Câmara aponta Maio como o mês desse acontecimento. Sem mais nada a fazer, os munícipes engolem o sapo e esperam pelo dia famoso dia do Maio que ainda se encontra nos segredos dos deuses.

Recordemos aos mais desatentos que o emblemático empreendimento é um projecto que havia custado aos bolsos da Câmara 203 mil contos cabo-verdianos, mas que para a sua abertura precisará de mais 19 mil contos e terá como fim albergar os comerciantes de sucupira, do mercado de pelourinho e os que se inscreveram para a aquisição de uma mesa no interior do edifício.

Vários contactos sem sucessos foram feitos junto a Câmara para obtenção de mais esclarecimentos sobre o assunto. Isso porque, segundos os contactados, nenhuma informação sobre os patrimónios da Câmara pode ser dada sem a autorização do Presidente.

Por isso, esperemos que o “Elefante colorido” desperte do seu profundo sono e abra as portas, fazendo valer o seu custo e o objectivo pelo qual foi construído. 

Po: Héralce H. Lopes

Bakana (H2Lopes)
publicado por Bakana às 12:16
link do post | comentar | favorito
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Santomenses em Cabo Verde...

. Termina a primeira fase d...

. Cabo Verde vai reforçar c...

. São Tomé celebra 480 anos...

. NOSI assina acordo para m...

. Ministra da Saúde Santome...

. Especialista português co...

. SOCOGESTA coloca o Secret...

. Alergia continua a causar...

. Surto de alergia na Escol...

.arquivos

. Junho 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Abril 2014

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

.tags

. todas as tags

.links
blogs SAPO
.subscrever feeds